Sulfato de Atropina 0,5% - 10 frascos de 10mL

Código: MQ8B5255N

Sulfato de Atropina 0,5% é indicado como antiespasmódico nas contrações intestinais, uretrais e vesicais. Como adjuvante préanestésico, para diminuir a salivação e a secreção do trato respiratório e para bloquear o reflexo vagal no coração durante a indução da anestesia e intubação (restabelecimento da frequencia cardiaca e pressão arterial).

Nas intoxicações por inseticidas organofosforados e carbamatos de uso agropecuário. Nos envenenamentos por ingestão de eserina, pilocarpina e arecolina. Como antídoto da morfina. Como estimulante cardíaco e respiratório.

Fórmula:

Cada 100mL contém:
Sulfato de atropina........................0,50g
Veículo aquoso q.s.p....................100mL

Posologia:

Modo de usar e vias de administração:


Verificar se a solução no interior do frasco está na forma líquida, livre de fragmentos ou de alguma substância que possa comprometer a eficácia e segurança do medicamento.

Sulfato de atropina 0,5% é destinado à administração parental [via intramuscular (IM), intravenosa (IV) ou via subcutânea(SC)]. Na aplicação deve-se utilizar seringa e agulha descartáveis.

Bovinos- Como adjuvante pré-anestésico:: 0,6 - 0,12mg/kg, IM; Tratamento de intoxicações colinérgicas (organofosforados): 0,5mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC ou IM; pode repetir a dose a cada 3-4 horas, por 1-2 dias).

Equinos- Para tratamento de bradiarritmias devido ao aumento do tônus parassimpático: 0,01 - 0,02 mg/kg IV (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC oi IM); Como broncodilatador : 5mg IV para 400-500 kg de animal; Tratamento de intoxicações colinérgicas (organofosfato): 0,22mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante SC ou IM).

Suínos- Como adjuvante pré-anestésico: 0,04mg/kg IM; Tratamento de intoxicações colinérgicas (organofosfato): 0,22 mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC ou IM).

Ovinos e Caprinos- Como adjuvante pré-anestésico: 0,15 - 0,3mg/kg, IM; Tratamento de intoxicações colinérgicas (organofosforados): 0,5mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC ou IM); pode repetir a dose a cada 3-4 horas, por 1-2 dias.

Caninos- Como adjuvante pré-anestésico: 0,02-0,04mg/kg (SC, IM ou IV); para tratamento de bradicardia: 0,02-0,04mg/kg (SC, IM ou IV) a cada 4-6 horas; Tratamento de intoxicação colinérgica (organofosforados):0,2-2,0mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC ou IM); Como broncodilatador: 0,02-0,04mg/kg para uma duração de efeito de 60-90 minutos.

Felinos- Como adjuvante pré-anestésico: 0,02-0,04mg/kg (SC, IM ou IV); Para tratamento de bradicardia: 0,02-0,04mg/kg (SC, IM ou IV) a cada 4-6 horas; Tratamento de intoxicação colinérgica (organofosforados): 0,2-2,0mg/kg (administrar 1/4 da dose IV e o restante via SC ou IM).

Alterações na posologia e modo de usar, a critério do médico veterinário.

Precauções:

A atropina sistêmica deve ser usada com cautela em equinos, pois pode diminuir a motilidade intestinal e provocar cólicas em animais suscetíveis. O uso de atropina em bovinos pode resultar em inapetência e estase ruminal, que pode persistir por vários dias. 
Animais sensíveis que não toleram qualquer alcalóide ou barbitúrico podem apresentar sensibilidade ao sulfato de atropina. Não se recomenda o uso de atropina em animais prenhes ou em reprodução.

Efeitos colaterais:

Gastrintestinais: xerostomia, disfagia, obstipação, vômitos, sede, íleo paralítico e cólica nos equinos; 
Geniturinários: Retenção urinária e impotência ; 
Oculares: visão distorcida , midríase, ciclopegia, fotofobia e o aumento da pressão intraocular; 
Cardiovasculares: taquicardia sinusal (doses mais elevadas), bradicardia (baixas doses), hipertensão, hipotensão, arritmias, insuficiência cardíaca; 
Respiratório: depressão respiratória; 
Sistema Nervoso Central (SNC): fadiga, desorientação, convulsões, excitação. Altas doses podem ocasionar estimulação do SNC (inquietação e tremores); 
Outros: supressão da lactação e diminuição da sudorese.

Período de carência:

Sulfato de atropina 0,5% é um produto rapidamente absorvido e eliminado, não necessitando de período de carêmcia após sua administração.

Conservação e armazenamento:

Conservar o prduto em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar incidente. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Produtos relacionados

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Agropecuária Ourense - CNPJ: 09.323.570/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2024