BULA

Fórmula:
Triclorfone ................................................................................................................... 97 g
Excipiente q.s.p. ....................................................................................................... 100 g

Indicações:
Neguvon é indicado para o tratamento de bovinos eqüinos ovinos caprinos suínos e aves contra parasitas externos e internos. Neguvon elimina e controla bernes (Dermatobia hominis) bichos da cabeça (Oestrus ovis) larvas do estômago (Gasterophilus spp.) habronemose gástrica e cutânea (Habronema spp.) sarnas piolhos moscas e vermes. sensíveis ao triclorfone. Indica-se também seu uso por pulverização ou no preparo de iscas para o controle de parasitas nas instalações onde se criam animais. Neguvon não se acumula no organismo dos animais. O desdobramento e a eliminação do princípio ativo e seus metabólitos ocorrem logo nas primeiras horas após a aplicação.

Dosagem:
Bovinos


Contra Bernes - Uso Externo 

Aplicação no fio do dorso:
Preparar uma solução a 10%. Dissolver em água 1 medida (10 g) em 100 mL de água ou 150 g em 15 litros ou ainda um pacote de 500 g em 5 litros de água. Despejar lentamente sobre o lombo do animal esfregando-se com uma escova no sentido contrário ao dos pêlos.
A dosagem básica é de 1 mL desta solução para cada 4 kg de peso do animal. Recomendamos as seguintes doses de acordo com as diferentes faixas de peso vivo dos bovinos:
50 a 80 kg peso ......................... 20mL
81 a 120 kg peso ....................... 30mL
121 a 160 kg peso ..................... 40mL
161 a 200 kg peso ..................... 50mL
301 kg peso acima: ................. 100 mL

Se a aplicação com escova for difícil devido à indocilidade dos animais a serem tratados pode-se usar a mesma solução a 10% de Neguvon com o pulverizador. As quantidades usadas são as mesmas que as indicadas para a aplicação com escova. De modo geral não se deve molhar mais que o fio do dorso da nuca até a garupa.

Aplicação local:
Em pequenas infestações pode-se pincelar sobre os bernes uma mistura de Neguvon com óleo dissolvendo-se 2 a 4 medidas (20 a 40 g) em um litro de óleo (solução de 2 a 4%). Mexer bem a mistura durante o tratamento.

Aplicação com o pulverizador:
Preparar uma solução a 04%. Dissolver em água de preferência morna 8 medidas (80 g) para um pulverizador costal de 20 litros ou um pacote de 500 g em 125 litros de água. Pulverizar todo o animal até deixá-lo bem molhado gastando-se em média 3 litros de
solução por animal adulto.


Contra Sarnas Piolhos e Moscas - Uso Externo

Aplicação com pulverizador:
Pulverizar os animais e instalações com uma solução de Neguvon 02 a 04% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.


Contra Bernes e Vermes sensíveis ao triclorfone - Uso Interno

Aplicação oral:
Preparar uma solução a 10%. Dissolver 150 g em 15 litros de água ou 500 g em 5 litros de água. Usar 05 mL da solução a 10% para cada kg peso. Com esta dosagem além dos bernes são eliminados também os vermes Haemonchus spp. Ostertagia spp. e Oesophagostomum spp. A dose poderá ser aumentada para 08 mL da solução para cada kg peso quando for necessário
combater outros parasitas especialmente a Cooperia spp. A dose máxima em qualquer caso é de 200 mL/animal. 

Aplicação oral misturado no sal:
Deixar o gado sem sal por 5 dias a fim de provocar aumento do apetite pelo mesmo. Calcular a quantidade de sal suficiente para 5 dias de acordo com o peso e o número de animais que vão ser tratados e adicionar a quantidade correta de Neguvon ao sal
misturando bem. A dosagem básica é de uma colher medida (10 g) de Neguvon para cada 200 kg de peso do gado a ser tratado. Exemplo: se o peso total do lote a ser tratado independentemente do peso individual ou da idade dos animais for de 10.000 kg de peso deveremos então adicionar 500 g de Neguvon à quantidade de sal que vai ser oferecida ao gado. Fornecer ao gado a mistura de Neguvon com sal necessária para ser consumida em até 5 dias. Uma vez consumida esta mistura voltar ao uso do sal de rotina da propriedade. Este tratamento pode ser repetido a cada 30 dias.



Ovinos e Caprinos

Contra vermes sensíveis ao triclorfone e o “Bicho da cabeça” (Oestrus ovis) - Uso Interno

Aplicação oral:
Preparar uma solução a 10% ou seja 1 medida (10 g) em 100 mL 150 g em 15 litros ou ainda 1 pacote de 500 g em 5 litros de água. Mexer bem até que todo o pó tenha sido dissolvido. Usar a solução no dia do preparo. Separar os animais por lotes de mesmo
peso a fim de calcular a dose por cada grupo. Dosagem: 1 mL para cada kg de peso isto é um animal de 40 kg recebe 40 mL da solução. Com esta dose eliminam-se também os vermes Haemonchus spp. Ostertagia spp. Oesophagostomum spp. e a Cooperia spp. A dose máxima é de 50 mL por animal adulto.



Equinos

Contra Habromenose Cutânea (Ferida de Verão) - Uso Externo

Aplicação local:
Usar uma mistura com pomadas neutras - vaselina - na concentração de 5%. No mesmo tratamento pode-se aplicar Neguvon via oral na dose de 3 g para cada 100 kg de peso vivo para a obtenção de efeito mais potente.


Contra Sarnas Piolhos e Moscas

Aplicação com pulverizador:
Pulverizar os animais instalações arreios etc. com uma solução de Neguvon 02 a 04% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.


Contra Gasterofilose e Habronemose Gástrica - Uso Interno

Aplicação oral:
Neguvon tem ação por excelência sobre Habronema spp. e Gasterophillus spp. - larva do estômago. Atua também sobre os vermes Parascaris spp. e Oxyuris spp. Dosagem: 3 a 4 g de Neguvon para 100 kg de peso; por exemplo 1 medida rasa (10 g) para um cavalo de 300 kg. A dose é individual e misturada com ração mel ou cana picada. Também podemos usar uma seringa plástica com a frente cortada enchê-la com Neguvon - cada mL da graduação da seringa corresponde a 1 g introduzi-la na boca do animal. Pode-se também diluir a dose em um pouco de água e aplicar com pistola dosificadora ou sonda naso-esofagiana.



Suínos

Contra Sarnas Piolhos e Moscas - Uso Externo

Aplicação com pulverizador:
Pulverizar os animais e instalações (paredes frestas e camas das pocilgas) com uma solução de Neguvon 02 a 04% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 da área. Repetir o tratamento após 7 dias.

Contra Outros Parasitas sensíveis ao triclorfone - Uso Interno

Aplicação oral:
Neguvon tem ação frente aos vermes Ascaris spp. Oesophagostomum spp. Hyostrongylus rubidus Stephanurus dentatus e Trichuris spp. Prepara-se uma solução a 10% ou seja 10 g em 100 mL 150 g em 15 litros e 500 g em 5 litros de água. Aplicar 4 mL da solução para cada 10 kg de peso misturando-se a um pouco de ração. 



Aves

Contra Piolhos das Aves e Moscas dos Aviários - Uso Externo

Aplicação com pulverizador:
Pulverizar as galinhas galinheiros especialmente paredes frestas e ninhos com uma solução a 01 - 02% (2 a 4 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.



Uso Geral

Contra moscas em geral preparar iscas (cana melaço leite açúcar cordões embebidos) com Neguvon na concentração de 10%.

Administração:

Uso tópico ou oral.

Precauções:

Neguvon usado segundo as recomendações é perfeitamente tolerado pelos animais e pelo aplicador. Entretanto como medidas de segurança recomendamos: usar luvas protetoras para o preparo e aplicação do produto lavar bem com água e sabão as partes
do corpo que entrarem em contato com o produto; lavar as mãos e o rosto após o término da aplicação; não fumar ou comer durante a aplicação ou manuseio; conservar o produto em local seco e fresco ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e
animais domésticos; não guardar ou aplicar junto de alimentos bebidas medicamentos produtos de higiene ou domésticos; não efetuar a pulverização em sentido contrário ao do vento e usar equipamento de segurança e proteção.

Observações e contra-indicações:

Em bovinos ovinos e caprinos tratar por via oral somente animais em regime de pasto. Estes animais não devem ser tratados por via oral quando alimentados com rações farelos mandioca milho uréia; assim como os que sofram de afecções hepáticas os extremamente magros e fracos fêmeas no terço final da gestação e animais com menos de três meses de idade. O cálculo do peso especialmente nos animais novos deve ser o mais exato possível. Os animais devem estar descansados antes do tratamento e permanecer em repouso por duas a três horas após a dosificação. Evitar o tratamento simultâneo com outras drogas inibidoras da colinesterase e inibidoras do Sistema Nervoso Central.

Em suínos o tratamento terá que ser individual. Não dosificar porcas em gestação.

Carência:

Em vacas de leite obedecer a um intervalo mínimo de 10 horas entre a aplicação e a próxima ordenha. Em animais de corte obedecer a um intervalo mínimo entre a aplicação e o abate de 24 horas para bovinos e suínos e 7 dias para ovinos e caprinos.

GRUPO QUÍMICO: Organofosforado

INGREDIENTE ATIVO: Triclorfone

AÇÃO TÓXICA:Inibidor da colinesterase

ANTÍDOTO/TRATAMENTO: Sulfato de atropina. É recomendável associar reativadores da colinesterase (oximas) tratamento sintomático e descontaminação.

Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Apresentação:

sachês de 20g 150g* e 500g*
*acompanhados de medidor plástico para 5 a 10 g.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Agropecuária Ourense - CNPJ: 09.323.570/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2024